Maio Laranja: seminário debate ações de proteção das crianças e adolescentes em Santa Maria

Maio Laranja: seminário debate ações de proteção das crianças e adolescentes em Santa Maria

Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)

Encontro ocorreu nesta terça-feira no auditória da Fapas

Ampliar o debate e a eficiência das ações em proteção de crianças e adolescentes foi o tema do seminário regional que ocorreu nesta terça-feira (27) no auditório da Faculdade Palotinas (Fapas), em Santa Maria. O evento começou às 8h e se encerrou por volta das 16h30min. 


O encontro fez alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram do evento representantes de 27 dos 33 municípios da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), bem como profissionais do Direito, da educação e da assistência social.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O foco dos debates foi a efetivação da Lei nº 13.431, de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, Juliano Soares, afirmou que o Comitê de Escuta Especializada se reúne mensalmente para organizar suas ações no município.


- O mês de maio foi repleto de debate sobre este tema, o que é muito positivo. A nossa rede tem funcionado bem ao se comunicar com diferentes setores, assim fomentamos a criação de mecanismos para atuar em defesa desse público. Tem sido um desafio diário na secretaria - disse.


A assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e coordenadora do comitê, Janaina Schmitt Procopio, destacou a relevância do seminário, que contou com 500 inscritos. Segundo ela, a reunião foi uma oportunidade de pensar estratégias e trocar experiências em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.


Os assuntos tratam sobre escuta especializada, depoimento especial, direito ao silêncio da vítima e métodos de abordagem que não causem a revitimização. A programação também contou com uma mesa do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) de Santa Maria, a respeito do panorama dos atendimentos realizados. 


O encontro ainda contou com uma apresentação do projeto Orquestrando Arte e a exposição de um varal de desenhos feitos pelas crianças atendidas.


O seminário foi uma realização da 4ª CRS, da Secretaria Estadual de Saúde e do Comitê de Escuta Especializada de Santa Maria.  


Denúncias (gratuitas e anônimas)

  • Disque 100 – Vítima ou testemunha de violência física ou sexual
  • Disque 180 – Violência psicológica, física ou sexual contra mulheres e meninas
  • Disque 100/180 no WhatsApp ou baixe o aplicativo “Direitos Humanos Brasil”
  • Polícia Civil – 0800-6426400 – Para qualquer tipo de violência
  • 194 – Polícia Federal
  • 191 – Polícia Rodoviária Federal


Crai Husm

  • Local: Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)
  • Contato: (55) 3213-1875 | [email protected]


*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar de Santa Maria recebe nova viatura semiblindada para reforçar o patrulhamento Anterior

Brigada Militar de Santa Maria recebe nova viatura semiblindada para reforçar o patrulhamento

Ministério Público deve apresentar denúncia até o final desta semana sobre a morte da menina Isabelly em São Gabriel Próximo

Ministério Público deve apresentar denúncia até o final desta semana sobre a morte da menina Isabelly em São Gabriel

Polícia/Segurança